Acompanhe aqui as últimas notícias e atualizações

31 de julho de 2014

Caminhoneiros celebram a 62ª Festa de São Cristóvão neste domingo em Ponta Grossa

Por William Batista
------------------------------------------------------------

Caminhoneiros e motoristas de Ponta Grossa celebram neste domingo (3) a 62ª Festa de São Cristóvão. A organização do evento espera que cerca de três mil carros sejam benzidos na tradicional festa da cidade. A carreata sai da Paróquia São Cristóvão e percorre as principais ruas da cidade, não incluindo rodovias no roteiro, um diferencial das edições anteriores.

A Festa de São Cristóvão é um evento religioso com três celebrações. Até domingo, três noites com atividades voltadas à festa marcam diversas programações. Ontem foi a noite do pastel e do bingo na Paróquia São Cristóvão, em Oficinas. Nesta sexta-feira, no salão paroquial, será a noite das tortas e amanhã a noite do espetinho, tendo ainda uma missa às 19h.

No domingo, às 9h, haverá uma missa com o Bispo Dom Sérgio. A carreata deve sair de frente da Paróquia São Cristóvão, às 10h. Pouco depois, às 11h, a imagem do Santo padroeiro dos caminhoneiros sairá às ruas em cima de um caminhão e ao meio-dia acontece um almoço no salão paroquial da igreja. No encerramento das atividades, haverá um leilão de prêmios e às 18h um bingo de um carro Up! Volkswagen.


História da Festa

A história conta que a Festa de São Cristóvão em Ponta Grossa teve início com ferroviários que trabalhavam na Vila Ferroviária, ao lado do Estádio Germano Krüguer, em Oficinas. Naquela época os trabalhadores chegaram a construir uma igreja católica para reunir a comunidade. Por terem uma ligação direta com o transporte e caminhoneiros, batizaram o local de Paróquia São Cristóvão. Um padre teria vindo à igreja para dar apoio aos trabalhadores e a partir daí a festa foi se desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário