Acompanhe aqui as últimas notícias e atualizações

24 de julho de 2014

Vestibular de Inverno da UEPG começa no domingo com mais de 12 mil candidatos

Por William Batista
Rádio T FM - com assessorias


Mais de 12,5 mil candidatos realizam as provas do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) neste domingo (27) e na segunda-feira (28). Eles concorrem a 716 vagas dos 38 cursos oferecidos pela instituição. As provas serão realizadas nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

Os portões serão abertos a partir das 13h e fechados pontualmente às 14h. No dia da prova o candidato tem que estar portando sua ficha de inscrição com a foto e a cópia do documento de identificação, coladas, além do documento oficial de identificação original. Não serão aceitas fotocópias, mesmo que autenticadas. Para a realização da prova é necessário levar uma caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de material transparente.

No primeiro dia, os vestibulandos realizam a prova objetiva com 56 questões distribuídas nas disciplinas de língua portuguesa, literatura, matemática, física, história, geografia, química, biologia, língua estrangeira e a redação. Com duração de 3 horas e meia.

Já no segundo dia, fazem as provas vocacionadas que têm 45 questões de matérias específicas, de acordo com o curso que o candidato escolheu. As questões devem ser resolvidas em no máximo 3 horas.  O resultado será divulgado até 12 de setembro. Os aprovados em primeira chamada poderão fazer a matrícula nos dias 22 e 23 de janeiro de 2015.



34% dos candidatos residem em Ponta Grossa

A maioria dos vestibulandos, 11.146, vem de 319 municípios paranaenses. O restante, 1.418, mora em outros 22 estados, além de sete estrangeiros. Os números integram os dados estatísticos do concurso, divulgados na quarta-feira (16) pela UEPG.

De acordo com a UEPG, 34,49% dos candidatos residem em Ponta Grossa. A segunda cidade com maior número de inscritos é Curitiba, com 719 pessoas. Depois, vemCastro, com 603 e Maringá, com 299.

Entre os candidatos residentes em outros estados, a maioria vem de São Paulo. Os paulistas representam 5,70% do total de inscritos. Depois, vem Santa Catarina, com 445 inscritos, e Mato Grosso do Sul, com 112.



Quatro cursos mais concorridos:

MEDICINA:
Universal (338 x 1)
Esc.Pública (134 x 1)
Negros (54 x 1)

ENGENHARIA CIVIL:
Universal (78 x 1)
Esc.Pública  (39 x 1)
Negros (4 x 1)

DIREITO NOTURNO:
Universal (38 x 1)
Esc.Pública  (28 x 1)
Negros (7 x 1)

ODONTOLOGIA:
Universal (39 x 1)
Esc.Pública  (28 x 1)
Negros (3 x 1)



Cota para negros

Desde o final do ano passado, a cota para negros possuí um diferencial dos vestibulares anteriores. Agora, o candidato se auto declara negro e não precisa ser avaliado por uma banca examinadora.

O controle para inibir fraudes nas cotas fica por conta da própria comunidade. Qualquer irregularidade pode ser denunciada à UEPG ou ao Ministério Público. A denúncia será encaminha para uma sindicância e apurada.
Em novembro do ano passado, a UEPG havia anunciado que as cotas para negros seriam extintas e as regras para concorrer às vagas para estudantes oriundos de escolas públicas teriam modificações. A proposta não prosperou após varias pressões contrárias às modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário