Acompanhe aqui as últimas notícias e atualizações

30 de outubro de 2014

Radares de Ponta Grossa são substituídos por tecnologia a laser

Blog do William Batista

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) está substituindo dez radares eletrônicos por uma nova tecnologia a laser. A troca acontece devido ao término do contrato com a empresa que até então realiza a manutenção dos serviços, que conforme a AMTT, não tinha o direito de aditivos para uma nova contratação. Desta maneira, uma nova licitação foi aberta, na qual outra empresa, que trouxe a tecnologia a laser como proposta, saiu vencedora. A substituição dos equipamentos deve ser finalizada em no máximo duas semanas, prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para as aferições dos radares. Além dos radares, lombadas a laser também serão implantadas. Com a mudança de sistema, a AMMT estima uma economia de 46%, sendo que o custo anual das manutenções será de aproximadamente R$ 600 mil.

O atual sistema de radar utilizado é o de Laço Indutivo, que fica localizado em baixo do asfalto. Ultimamente o sistema vem apresentado falhas de leitura, que são causadas pelas precariedades da via. Com o rompimento de parte do asfalto e o movimento do poliedro, os erros de leitura ficaram cada vez mais frequentes.

A nova tecnologia a laser diferencia o modo de leitura, não sendo necessária a instalação do equipamento em baixo do asfalto. São três caixas anexas ao poste de radar; cada uma com funções diferentes: fotografia, medição e luz.


Lombadas a laser

Dos dez radares em questão, oito serão substituídos pela nova tecnologia e os outros dois serão revertidos à instalações de duas lombadas a laser na Avenida Carlos Cavalcanti, em Uvaranas. Um 11º equipamento a ser instalado, será outra lombada a laser na rua Antônio Saad, no bairro Santa Mônica. A diferença da lombada a laser para o radar do mesmo gênero, é que a lombada terá um display que irá mostrar ao motorista a velocidade registrada.

A partir de fevereiro do próximo ano, a prefeitura municipal fará a abertura de nova licitação para que novos radares a laser sejam instalados na cidade. Os locais a serem definidos dependem de uma série de estudos, que levam em conta as prioridades de cada região da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário