Acompanhe aqui as últimas notícias e atualizações

20 de outubro de 2014

Um pouco da biografia de Alexandre Aracema, prestes a completar 100 anos



Blog do William Batista

A reportagem do TNews acompanhou um pouco da trajetória de vida de Alexandre Aracema, que foi eleito por quatro vezes consecutivas vereador de Ponta Grossa e atuante como dentista por mais de 30 anos, fatos que marcaram com sucesso a vida pública e profissional.

Nascido em 3 de dezembro de 1914, lê atentamente os jornais da cidade sem a necessidade de óculos, haja visto a qualidade de uma vida saudável sem a presença de vícios como o álcool e o tabaco.
Neste ano, Alexandre Aracema comemora seus 100 anos de idade.

O início da carreira profissional acontece entre os anos de 1942 a 1971, quando trabalhou como cirurgião-dentista, no consultório situado na Rua Coronel Cláudio, nº 125, centro, tendo como companheiro de trabalho o amigo Edgon Roskamp.
Foi dai que surgiu a paixão pela odontologia, ingressando na então Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa. Na qualidade de professor, fez parte do quadro docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na disciplina de Anatomia Buco-Dental. Em 1971, passou a Assistente, em 1984 a Adjunto e em 1985 a Titular, lecionando por 29 anos.


História

Participou da política ponta-grossense atuando como vereador entre 1963 a janeiro de 1983. Durante esse período, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vereadores em duas ocasiões (1965-1966 / 1977-1979).

No ano de 1976, assumiu o cargo de prefeito municipal em virtude do licenciamento do titular, Prefeito Dr. Amadeu Puppi, durante dez dias.
Recebeu uma homenagem da Câmara Municipal em 1986, quando foi presenteado com a entrega de uma placa com a homenagem destinada ao Dia Nacional do Vereador.

Ingressou também na Associação Ponta-grossense de Xadrez, tendo participado de inúmeros torneios nas décadas de 1940 e 1950.
Em 1949, adquiriu um imóvel rural no Cará-Cará, onde iniciou a criação de cavalos da raça purosangue inglês. Participou por vários anos das atividades turfísticas, integrando diversas diretorias do Jóquei Clube Ponta-grossense e eleito presidente em 1956.

Mais tarde tornou-se membro ativo do Departamento de Tênis do Clube Ponta-Lagoa, onde recebeu dos tenistas lagoanos uma delicada placa de homenagem referida ao Dia dos Pais em 1986.

O Departamento de Tênis do Clube Ponta-Lagoa criou o Circuito Ponta-grossense de Tênis, com o apoio da Federação Paranaense de Tênis e instituiu o "Troféu Alexandre Aracema".

Em julho de 2007, recebeu da Câmara Municipal de Ponta Grossa, o titular de Cidadão Benemérito.

Recebeu também várias homenagens durante edições do Simpósio Municipal de Odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário